segunda-feira, 26 de abril de 2010

Leite Industrializado

O leite industrializado,ou seja, o leite em que consumimos diariamente, e dentre deles á uma variedade imensa no mercado.

Vejamos:
• Integral: tem conteúdo em gordura de 3.2%
• Leite desnatado: conteúdo gorduroso inferior a 0.3%
• Semi-desnatado: com um conteúdo gorduroso entre 1.5 e 1.8%
• Saborizado: é o leite açucarado ou edulcorado à que se adicionam sabores tais como morango, cacau em pó, canela, baunilha, etc. Normalmente são desnatados o semi desnatadas.
• Galatita: plástico duro obtido do coalho do leite ou mais especificamente a partir da caseína e do formol.
• Leite em pó o Liofilizado: leite do qual se extrai 95% de água mediante processos de atomização e evaporação. Apresenta-se num pó de cor creme. Para seu consumo, só é preciso adicionar água ou leite.
• Leite condensado, concentrado ou evaporado: deste leite, a água foi parcialmente extraída e ele tem aspecto mais espesso que o leite fluido normal. Pode ter açúcar, adicionado ou não.
• Leite enriquecido: são preparados lácteos aos quais se adiciona algum produto de valor nutritivo como vitaminas, cálcio, fósforo, omega-3 etc.
Dentre tantos esses, em seus rótulos de embalagens é possível verificar o valor nutricional e avaliar do que o leite é constituído.
Sabemos que possui proteína, carboidratos, cálcio, fibra alimentar, sódio, gorduras saturadas.


Informações Nutricionais

Porção de 200 ml (1copo) Quantidade %VD*

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Leite Materno


Por que o leite materno é um alimento completo? No leite materno tem a presença de vitaminas, gorduras, proteínas. Todos esses componentes são saudáveis e apropriados ao organismo ainda frágil do bebê.
Em nenhum outro leite se encontra a proteção adequada como a presença de anticorpos que vão proteger o bebê nos primeiros meses de vida até que seu sistema imunológico comece a produzir os seus próprios anticorpos.
O leite materno e adequadamente produzido para que não gere problemas ao organismo da criança, diante disso é recomendado que o bebê seja alimentado somente com leite materno até o sexto mês de vida.
O leite materno confere proteção ao bebê contra doenças?
Só o leite materno tem substâncias que promovem proteção ao bebê contra determinadas doenças como diarréia (pode gerar desidratação se não tratada de forma adequada, desnutrição e ate morte do bebê), pneumonias, infecções de ouvido, alergias e inúmeras outras.
O leite materno e isento de possíveis patógenos ao contrário do leite de mamadeira que pode sim conter inúmeros agentes patogênicos. Mesmo com toda a higiene adequada realizada na mamadeira não se pode comparar com o leite materno que é 100% puro, limpo de qualquer impureza.
O ato de amamentar favorece a construção do vínculo mãe\bebê. O contato do bebê com sua mãe durante a mamada promovem o conhecimento entre ambos. O bebê passa a conhecer mais e melhor sua mãe e a mãe conhecer seu filho mais a fundo.
O ato de amamentar promove proteção de problemas na dentição, previne a incidência de problemas da fala e cáries, além de promover maior desenvolvimento da musculatura da maxila.
Concluindo:
A amamentação é uma forma única e segura de se manter o bem estar do bebê. O leite materno além de ser um leite puro e rico em proteínas necessárias para suprir toda e qualquer necessidade do bebe, é eficaz em um crescimento saudável e bem tranqüilo para uma criança no período de 0 a 6 meses.
Bom, há primeiro de tudo, devo me apresentar. Sou estudante do primeiro ano do ensino médio da escola Bibiano de Almeida, e estou aqui com a tarefa de passar a vocês caros leitores um pouco do que se foi aprendido nas aulas de químicas, tudo que se sabe sobre leite.
Sei, não é assunto em que se ouve todo dia, mas o leite é um alimento que quase todos os brasileiros possuem á mesa, o leite e seus derivados praticamente todos nós consumimos, mas na maioria das vezes sem saber a funcionalidade do leite em nosso organismo e a composição do leite, que muitas vezes não é totalmente constituída nas embalagens, e eu cá estou para lhes passar um pouquinho disto.
Além de obtermos no mercado uma variedade imensa de leites, sempre ficamos em duvida em saber, quais deles é o mais saudável de se consumir, e nunca realmente sabemos se as descrições das embalagens realmente falam a verdade.
O leite materno, por exemplo, é conhecido como um leite puro será que é mesmo?
Será que o leite em que compramos no mercado também é um leite puro?