segunda-feira, 19 de abril de 2010

Leite Materno


Por que o leite materno é um alimento completo? No leite materno tem a presença de vitaminas, gorduras, proteínas. Todos esses componentes são saudáveis e apropriados ao organismo ainda frágil do bebê.
Em nenhum outro leite se encontra a proteção adequada como a presença de anticorpos que vão proteger o bebê nos primeiros meses de vida até que seu sistema imunológico comece a produzir os seus próprios anticorpos.
O leite materno e adequadamente produzido para que não gere problemas ao organismo da criança, diante disso é recomendado que o bebê seja alimentado somente com leite materno até o sexto mês de vida.
O leite materno confere proteção ao bebê contra doenças?
Só o leite materno tem substâncias que promovem proteção ao bebê contra determinadas doenças como diarréia (pode gerar desidratação se não tratada de forma adequada, desnutrição e ate morte do bebê), pneumonias, infecções de ouvido, alergias e inúmeras outras.
O leite materno e isento de possíveis patógenos ao contrário do leite de mamadeira que pode sim conter inúmeros agentes patogênicos. Mesmo com toda a higiene adequada realizada na mamadeira não se pode comparar com o leite materno que é 100% puro, limpo de qualquer impureza.
O ato de amamentar favorece a construção do vínculo mãe\bebê. O contato do bebê com sua mãe durante a mamada promovem o conhecimento entre ambos. O bebê passa a conhecer mais e melhor sua mãe e a mãe conhecer seu filho mais a fundo.
O ato de amamentar promove proteção de problemas na dentição, previne a incidência de problemas da fala e cáries, além de promover maior desenvolvimento da musculatura da maxila.
Concluindo:
A amamentação é uma forma única e segura de se manter o bem estar do bebê. O leite materno além de ser um leite puro e rico em proteínas necessárias para suprir toda e qualquer necessidade do bebe, é eficaz em um crescimento saudável e bem tranqüilo para uma criança no período de 0 a 6 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário